SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69JOVENS EM CONTEXTO DE REFÚGIO: narrativas que revelam modos de vida e o lugar da escolaMIGRAÇÃO CHINESA EM GOVERNADOR VALADARES-MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

KURIHARA, Julia Tiemi  e  BALISCEI, João Paulo. JAPONESA, ABRE O OLHO: racismo, xenofobia e misoginia contra mulheres amarelas. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.273-293.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65978.

Este artigo tematiza as diversas manifestações de ódio que acometem as mulheres amarelas. Assim, o objetivo desta pesquisa é problematizar as violências xenofóbicas, racistas e misóginas que, na contemporaneidade, atingem as identidades femininas nipônicas. Para isso, recorre-se aos Estudos da Cultura Visual como aporte teórico e metodológico, uma vez que considera que as imagens, em suas diversas manifestações, apresentam formas de se ver e estar no mundo. A partir da pesquisa bibliográfica, foi realizada a contextualização histórica, cultural e social da chegada das/os imigrantes japonesas/es no Brasil. Em seguida, foi feita uma análise de discursos, obras de arte e outras visualidades que permeiam os significados estereotipados construídos acerca das identidades de mulheres amarelas, em especial no contexto da pandemia do COVID-19. Por fim, conclui-se que a educação possui potencial para construir novas narrativas que rompam preconceitos e respeitem as diferenças, uma vez que a sociedade contemporânea é composta por múltiplas identidades que interagem entre si.

Palavras-chave : estudos culturais; educação; imigração; mulheres amarelas; xenofobia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )