SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69JAPONÉS, ABRE LOS OJOS: racismo, xenophobia y misoginia contra lãs mujeres amarillasCARRERA PSICOSOCIAL DE REFUGIADAS CON EDUCACIÓN SUPERIOR: reconstrucción de identidad y trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PINTO, Franco Dani Araújo e; RIAL, Carmen Silvia de Moraes  y  SIQUEIRA, Sueli. MIGRAÇÃO CHINESA EM GOVERNADOR VALADARES-MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.294-305.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65962.

Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, é conhecida como uma cidade de cultura emigratória, em especial para os Estados Unidos. Este artigo, no entanto, apresenta uma vertente que evidencia o outro lado desse fenômeno, que é o da presença de estrangeiros na cidade mineira. A pesquisa aqui apresentada é um recorte da tese de doutoramento em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que analisa a migração de chineses para o território de Governador Valadares, a partir das narrativas dos próprios imigrantes com base em suas experiências e trajetórias. A etnografia foi o método de pesquisa escolhido e a técnica de coleta de dados adotada foi a de entrevista de história oral. Neste artigo são apresentadas as duas grandes ondas migratórias de chineses para o Brasil e para Governador Valadares - a primeira, entre as décadas de 1950 e 1970; e a segunda, a partir da década de 1990. Para atender a proposta temática desta edição, optou-se por voltar as atenções para os chineses que migraram para a cidade mineira durante a chamada primeira grande onda, devido às suas particularidades. Nesse sentido, a pesquisa revela que entre os primeiros chineses que chegaram em Governador Valadares, os fatores que os levaram a deixar o país de origem estavam geralmente relacionados a contextos de guerra e conflitos políticos. Assim, para alguns, deixar a terra natal não era uma opção ou parte de um projeto previamente elaborado, mas uma alternativa de sobrevivência.

Palabras clave : Migração Chinesa; Governador Valadares; Ondas Migratórias Chinesas; Redes Sociais Migratórias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )