SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69RENÉ DESCARTES: sua contribuição para a ciência moderna e o impacto das suas ideias na educaçãoCONVERSAS PROFISSIONAIS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS NA MENTORIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SCHLEE, Juliana Corrêa Pereira; HENNING, Paula Corrêa  e  RIBEIRO, Paula Regina Costa. VIDAS NARRADAS: mulheres e natureza no pampa gaúcho. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.354-367.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64482.

Este artigo é fruto de um estudo realizado no interior de um grupo de pesquisa com a finalidade principal de problematizar como as mulheres ambientalistas do pampa gaúcho narram a sua relação com a natureza e com a educação ambiental. Trata-se de uma investigação que toma assento especialmente nas filosofias da diferença, tensionando o pensamento e os modos como nos relacionamos com a natureza. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa do Rio Grande do Sul. Ao final desta investigação consideramos que as mulheres narram suas relações com a natureza, onde o cuidado e o amor pelo lugar tornam-se fundamentais para o sentimento de pertencimento, um sentimento que intitulamos como sentimento pampeano.

Palavras-chave : educação ambiental; mulheres; Pampa; natureza..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )