SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue69NARRATED LIVES: women and nature in the gaucho pampaSECULARISM AND PANDEMIC IN CONSERVATIVE TIMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MARINI, Carolina; BARROS, Bruna Cury de  and  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. CONVERSAS PROFISSIONAIS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS NA MENTORIA. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.368-383.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.58164.

Este trabalho refere-se a uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que investigou como se dão conversas profissionais entre uma mentora e uma professora iniciante (PI) em diferentes espaços/recursos (síncronos e assíncronos), no contexto do Programa Híbrido de Mentoria (PHM). Os dados analisados são provenientes de uma entrevista com a mentora e de narrativas escritas da díade mentor-PI (M-PI) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os resultados indicam que a combinação de interações síncronas com assíncronas apresentaram diferentes potencialidades e limites no estabelecimento de conversas profissionais. Com relação às potencialidades, destacam-se: o estabelecimento de vínculo de confiança; troca de experiências profissionais; construção de aprendizagens sobre a docência; favorecimento de processos reflexivos; viabilização da identificação das demandas da PI; planejamento das ações de mentoria. Quanto aos limites, observou-se: a baixa assiduidade em atividades assíncronas; narrativas escritas com pouco detalhamento sobre as práticas; a necessidade de apresentar uma escrita clara nas comandas das atividades; desconforto na interação em vídeo-chamadas. Constata-se que a integração de recursos síncronos e assíncronos permite o estabelecimento de conversas profissionais, favorecendo o desenvolvimento das ações de mentoria.

Keywords : conversas profissionais; mentoria; aprendizagem híbrida..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )