SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69VIDAS NARRADAS: mulheres e natureza no pampa gaúchoLAICIDADE E PANDEMIA EM TEMPOS CONSERVADORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MARINI, Carolina; BARROS, Bruna Cury de  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. CONVERSAS PROFISSIONAIS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS NA MENTORIA. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.368-383.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.58164.

Este trabalho refere-se a uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que investigou como se dão conversas profissionais entre uma mentora e uma professora iniciante (PI) em diferentes espaços/recursos (síncronos e assíncronos), no contexto do Programa Híbrido de Mentoria (PHM). Os dados analisados são provenientes de uma entrevista com a mentora e de narrativas escritas da díade mentor-PI (M-PI) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os resultados indicam que a combinação de interações síncronas com assíncronas apresentaram diferentes potencialidades e limites no estabelecimento de conversas profissionais. Com relação às potencialidades, destacam-se: o estabelecimento de vínculo de confiança; troca de experiências profissionais; construção de aprendizagens sobre a docência; favorecimento de processos reflexivos; viabilização da identificação das demandas da PI; planejamento das ações de mentoria. Quanto aos limites, observou-se: a baixa assiduidade em atividades assíncronas; narrativas escritas com pouco detalhamento sobre as práticas; a necessidade de apresentar uma escrita clara nas comandas das atividades; desconforto na interação em vídeo-chamadas. Constata-se que a integração de recursos síncronos e assíncronos permite o estabelecimento de conversas profissionais, favorecendo o desenvolvimento das ações de mentoria.

Palavras-chave : conversas profissionais; mentoria; aprendizagem híbrida..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )