SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70AWAKENING OF THE BLACK WOMAN: process of struggles and existences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; SILVA, Márcia Cabral da  and  VIEIRA, Cristina Maria Coimbra. HISTÓRIA DE MULHERES E EDUCAÇÃO: transgressões, resistências e empoderamentos. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.2-11.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.69625.

Ao longo da história, as mulheres, resistindo ao discurso e às instituições que as subalternizavam, conseguiram exercer atividades criadoras e promover deslocamentos da posição que as circunscrevia ao casamento, à maternidade e à vida doméstica. Trabalhadoras da indústria têxtil, enfermeiras, professoras, ativistas foram alguns dos postos que ocuparam a partir do acesso à leitura e à educação. Contudo, para elas, muitas foram as lutas travadas no campo social, sobretudo, quando se tratava de mulheres das classes trabalhadoras e de mulheres negras, discriminadas pelo preconceito que sobrepunha classe, raça e gênero. Nesta Seção Temática, cujo foco são histórias de mulheres em diálogo com a educação, reunimos artigos que contribuem para refletir e questionar as relações que se estabeleceram entre as mulheres e a sociedade, em diversos contextos e temporalidades. A partir da ampliação de pesquisas sobre a história de mulheres, dão-se a conhecer protagonistas que se destacaram em diversos campos do conhecimento, muitas, inclusive, pela arte e pela escrita, bem como aquelas que se projetaram na sociedade utilizando a tribuna para reivindicar os direitos civis e de cidadania que lhe tenham sido subtraídos.

Keywords : mulheres; resistências femininas; empoderamento; gênero e educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )