SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70HISTORIA DE LA MUJER Y LA EDUCACIÓN: transgresiones, resistencias y empoderamientoEL CANTO DE LOS PÁJAROS NEGROS: la escritura y la enseñanza como sueño de libertad para las mujeres negras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CARNEIRO, Gleicy Borges  y  NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. O DESPERTAR DA MULHER NEGRA: processos de lutas e existências. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.12-26.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67491.

Este artigo apresenta análises e reflexões sobre o despertar para a negritude em mulheres negras. O termo negritude indica os processos de subjetivação a partir dos quais negras e negros se afirmam como sujeitos racializados, herdeiros de uma história marcada por violência e exploração enfrentadas desde o período colonial. Com inspiração em análises e reflexões de mulheres negras como Djamila Ribeiro, Grada Kilomba e Maria Aparecida da Silva Bento, analisamos relatos extraídos de três palestras publicadas no YouTube, sendo duas protagonizadas por Nátaly Neri e uma por Stephanie Ribeiro - mulheres reconhecidas publicamente como ativistas que despertaram para a negritude feminina. As narrativas e os relatos expressos nos vídeos foram submetidos a processos de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para lutas associadas aos modos de subjetividade carreados pelo racismo operado nas dimensões estrutural, institucional e individual. Em meio às mais diversas pressões para o assujeitamento, mulheres negras se afirmam e resistem através da partilha e do fortalecimento de laços e vínculos. A resistência envolve posicionamentos situados nos domínios da ética, da política e da estética. Por fim, enfatiza-se a relevância de pesquisas capazes de fazer ecoar vozes, gestos e acenos da negritude feminina.

Palabras clave : mulher; negritude; racismo; subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )