SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70FORÇA DE YABÁ: representações da pomba-gira e de identidades femininas em terreiros da região sul do Rio Grande do SulYARA LÚCIA BRAYNER MATTOS: entre a política, a educação e a nutrição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CORREA, Rosa Lydia Teixeira. MULHERES PROFESSORAS: campo, poder e resistência (1957-1970). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.71-85.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67322.

O estudo tem objetivo em analisar aspectos da formação e atuação de mulheres, professoras primárias rurais, em escolas no município de Bocaiúva do Sul – PR. O propósito é trazer alguns elementos do percurso profissional dessas professoras entre os anos de 1957 e 1970. Reflete sobre modos de resistência que se dão por meio de práticas não usais ao campo de trabalho docente em relações de poder estabelecidas no meio onde atuaram. Para tanto foram usadas narrativas orais decorrentes de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. São indicados elementos de trajetórias marcadas por desafios postos pela profissionalização e exercício docentes demandados pela natureza do trabalho, mas também pelo imperativo de conciliar o trabalho com questões domésticas e de maternidade; também a ocupação de lugar social de destaque e de poder local nos espaços nos quais estiveram responsáveis pela escolarização de crianças na escola primária rural. Os resultados apontam para diferentes modos de inserção social/local, onde aquelas mulheres desenvolveram ações diferenciadas daquelas destinadas exclusivamente ao campo educacional.

Palavras-chave : mulheres; professoras rurais; resistências; campo educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )