SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70SOCIAL DISPLACEMENT THROUGH EDUCATION: tessituras of the poor and peripheral women (1970-1994)TRAYECTORIAS SOCIOEDUCATIVAS DE MUJERES NEGRAS EN AMAPÁ: rompiendo las relaciones de poder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Jailson Costa da; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz  and  SILVA, Miscelânia da. A ESCOLARIZAÇÃO NO COMPASSO DA VIDA: rememorações das sertanejas-idosas do Proeja/Ifal (2020-2021). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.240-255.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67220.

A pesquisa de base deste artigo aconteceu no município Piranhas, AL – um sertão à beira-rio São Francisco. O texto traz memórias de resistências partilhadas por idosas no âmbito de uma investigação que objetivou compreender, a partir das histórias e memórias, as razões da descontinuidade da escolarização das sertanejas-idosas estudantes do Proeja, bem como as motivações que impulsionaram o retorno à escola. Utilizamos a metodologia da história oral, cujas narrativas foram construídas por meio de entrevistas temáticas que propiciaram o desfiar de lembranças. Os achados da pesquisa demonstraram que as interlocutoras foram interditadas do direito à educação desde a infância, e após se casarem, precisaram assumir os serviços domésticos e assegurar o sustento da família; agregue-se ainda a ausência de escolas na região onde moravam. O estudo demonstrou também que, para além da perspectiva do direito, a educação de pessoas idosas promove melhorias na qualidade de vida e liberdade, uma vez que, o retorno à escola, vem dandolhes novas perspectivas de vida na comunidade sertaneja.

Keywords : história oral; memória; sertanejas-idosas; escolarização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )