SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70DESLOCAMENTO SOCIAL MEDIANTE A EDUCAÇÃO: tessituras da mulher pobre e periférica (1970-1994)TRAJETÓRIAS SOCIOEDUCACIONAIS DE MULHERES NEGRAS NO AMAPÁ: rompendo relações de poder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Jailson Costa da; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz  e  SILVA, Miscelânia da. A ESCOLARIZAÇÃO NO COMPASSO DA VIDA: rememorações das sertanejas-idosas do Proeja/Ifal (2020-2021). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.240-255.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67220.

A pesquisa de base deste artigo aconteceu no município Piranhas, AL – um sertão à beira-rio São Francisco. O texto traz memórias de resistências partilhadas por idosas no âmbito de uma investigação que objetivou compreender, a partir das histórias e memórias, as razões da descontinuidade da escolarização das sertanejas-idosas estudantes do Proeja, bem como as motivações que impulsionaram o retorno à escola. Utilizamos a metodologia da história oral, cujas narrativas foram construídas por meio de entrevistas temáticas que propiciaram o desfiar de lembranças. Os achados da pesquisa demonstraram que as interlocutoras foram interditadas do direito à educação desde a infância, e após se casarem, precisaram assumir os serviços domésticos e assegurar o sustento da família; agregue-se ainda a ausência de escolas na região onde moravam. O estudo demonstrou também que, para além da perspectiva do direito, a educação de pessoas idosas promove melhorias na qualidade de vida e liberdade, uma vez que, o retorno à escola, vem dandolhes novas perspectivas de vida na comunidade sertaneja.

Palavras-chave : história oral; memória; sertanejas-idosas; escolarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )