SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70SCHOOLING IN THE LIFE COMPASS: remembrances of the sertão’s elderly ladies from Proeja/Ifal (2020-2021)GOSSIP/FOCUSING THE SELF WITH THE EYES OF THE OTHER: for a bakhtinian aesthetic bias in narrative research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LIMA, Adaíles Aguiar  and  CUSTODIO, Elivaldo Serrão. TRAJETÓRIAS SOCIOEDUCACIONAIS DE MULHERES NEGRAS NO AMAPÁ: rompendo relações de poder. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.256-272.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67238.

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da trajetória socioeducacional de professoras negras na vila de Mazagão Velho, estado do Amapá. As análises a partir da perspectiva decolonial permitem-nos compreender as percepções dessas mulheres negras inseridas nos espaços sociais, seja na família, na escola, no trabalho e de que forma as experiências pessoais marcaram, marcam e demarcam sua presença nesses espaços. Como escolhas metodológicas, optou-se, como método, pelo estudo de caso, através da pesquisa qualitativa narrativa, com observação direta e entrevista semiestruturada com sete professoras moradoras da vila de Mazagão Velho-AP. Os dados coletados foram tratados através da Análise do Discurso que permitiu-nos entender, através da linguagem, a interação entre as entrevistadas e o mundo em que estão inseridas, mostrando-nos que as trajetórias das entrevistadas trazem marcas da colonização que permanecem firmes, mascaradas pelo colonialismo, mas que são diária e arduamente combatidas através da luta e resistência contra as diversas formas de preconceito, discriminação racial e de gênero em face da mulher negra.

Keywords : educação; mulher negra; trajetória socioeducacional; Mazagão Velho-AP.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )