SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70A ESCOLARIZAÇÃO NO COMPASSO DA VIDA: rememorações das sertanejas-idosas do Proeja/Ifal (2020-2021)(FO)FOCAR O EU COM OS OLHOS DO OUTRO: por um viés estético bakhtiniano na pesquisa narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LIMA, Adaíles Aguiar  e  CUSTODIO, Elivaldo Serrão. TRAJETÓRIAS SOCIOEDUCACIONAIS DE MULHERES NEGRAS NO AMAPÁ: rompendo relações de poder. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.256-272.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67238.

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da trajetória socioeducacional de professoras negras na vila de Mazagão Velho, estado do Amapá. As análises a partir da perspectiva decolonial permitem-nos compreender as percepções dessas mulheres negras inseridas nos espaços sociais, seja na família, na escola, no trabalho e de que forma as experiências pessoais marcaram, marcam e demarcam sua presença nesses espaços. Como escolhas metodológicas, optou-se, como método, pelo estudo de caso, através da pesquisa qualitativa narrativa, com observação direta e entrevista semiestruturada com sete professoras moradoras da vila de Mazagão Velho-AP. Os dados coletados foram tratados através da Análise do Discurso que permitiu-nos entender, através da linguagem, a interação entre as entrevistadas e o mundo em que estão inseridas, mostrando-nos que as trajetórias das entrevistadas trazem marcas da colonização que permanecem firmes, mascaradas pelo colonialismo, mas que são diária e arduamente combatidas através da luta e resistência contra as diversas formas de preconceito, discriminação racial e de gênero em face da mulher negra.

Palavras-chave : educação; mulher negra; trajetória socioeducacional; Mazagão Velho-AP.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )