SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70TRAYECTORIAS SOCIOEDUCATIVAS DE MUJERES NEGRAS EN AMAPÁ: rompiendo las relaciones de poderCORPOGRAFIAS EN LA LECTURA DE LO LITERARIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FUJISAWA, Patrícia Yumi; SERODIO, Liana Arrais  y  PRADO, Guilherme do Val Toledo. (FO)FOCAR O EU COM OS OLHOS DO OUTRO: por um viés estético bakhtiniano na pesquisa narrativa. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.273-290.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175.

O foco deste artigo é a compreensão da professora-pesquisadora que a partir dos estudos bakhtinianos, se vê autora-narradora, personagem entre outras personagens na atividade estética da produção de sua dissertação de mestrado. A diferença entre a posição axiológica da pesquisadora e autora das narrativas pedagógicas, por meio de um artifício estético, proporciona a aquisição de um posicionamento forte fora de si mesma (BAKHTIN, 2003) e o duplo reconhecimento da professora como pessoa, e da professora como investigadora que adentra as narrativas dentre as demais personagens. A problematização se dará especialmente em relação aos percursos estéticos dessa visão hetero-auto-consciente que gera e é gerada pela tomada consciente de outra posição axiológica durante o percurso da pesquisa e da formação da professora-pesquisadora-narradora, na produção de saberes transgredientes. O texto final da dissertação de mestrado profissional e o texto que o precedeu e foi avaliado no exame de qualificação são a materialidade usada para as discussões nesse artigo. O tema é uma das lições da pesquisa: a importância da tomada de posições axiológicas sobre-determinadas em relação às pesquisas da própria prática, que possibilitam aos pesquisadores narrativos reconhecerem e qualificarem o papel da dimensão estética na visão tangente do eu em relação à narrativa da própria prática, bem como o de ampliação dos olhares dos pesquisadores para o que têm pesquisado e narrado.

Palabras clave : metodologia narrativa de pesquisa; formação docente; narrativas pedagógicas; autobiografia; estética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )