SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70GOSSIP/FOCUSING THE SELF WITH THE EYES OF THE OTHER: for a bakhtinian aesthetic bias in narrative researchTHE WELCOMING OF THE IMMIGRANT STUDENT IN THE PUBLIC SCHOOL OF RIO DE JANEIRO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

NEITZEL, Adair de Aguiar; STEIL, Isleide  and  BARONTINI, Marcella. CORPOGRAFIAS NA LEITURA DO LITERÁRIO. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.291-307.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64640.

Este estudo, de caráter qualitativo e documental, trata das relações entre corpo e leitura do literário no espaço da escola. A pesquisa teve como objetivo discutir sobre a exploração do texto literário por meio de sensorialidades, da interação leitor e obra pela mediação corporal, a qual oportuniza a abertura das camadas de sentidos do texto. Esta pesquisa está alinhada aos estudos de Yunes (2016), Aguiar (2019), Duarte Jr. (2010), Brito e Jacques (2012), Steil e Neitzel (2019), entre outros. Sinalizam-se como resultados que a corpografia pode potencializar o envolvimento do aluno na leitura do literário. Mediações que proponham a exploração dos sons do texto, que deem vazão para a leitura dramática e o jogo dramático encaminham o leitor a penetrar nas camadas das tessituras literárias, estabelecendo uma relação sensível com a literatura.

Keywords : formação de leitores; mediação em leitura; formação de professores; corpografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )