SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70COTILLEAR/ENFOCAR SOBRE EL YO COM LOS OJOS DEL OTRO: por un sesgo estético de Bakhtin en la investigación narrativaLA RECEPCIÓN DEL ALUMNO IMIGRANTE EN LAS ESCUELAS PUBLICAS DE RIO DE JANEIRO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

NEITZEL, Adair de Aguiar; STEIL, Isleide  y  BARONTINI, Marcella. CORPOGRAFIAS NA LEITURA DO LITERÁRIO. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.291-307.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64640.

Este estudo, de caráter qualitativo e documental, trata das relações entre corpo e leitura do literário no espaço da escola. A pesquisa teve como objetivo discutir sobre a exploração do texto literário por meio de sensorialidades, da interação leitor e obra pela mediação corporal, a qual oportuniza a abertura das camadas de sentidos do texto. Esta pesquisa está alinhada aos estudos de Yunes (2016), Aguiar (2019), Duarte Jr. (2010), Brito e Jacques (2012), Steil e Neitzel (2019), entre outros. Sinalizam-se como resultados que a corpografia pode potencializar o envolvimento do aluno na leitura do literário. Mediações que proponham a exploração dos sons do texto, que deem vazão para a leitura dramática e o jogo dramático encaminham o leitor a penetrar nas camadas das tessituras literárias, estabelecendo uma relação sensível com a literatura.

Palabras clave : formação de leitores; mediação em leitura; formação de professores; corpografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )