Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
NEITZEL, Adair de Aguiar; STEIL, Isleide e BARONTINI, Marcella. CORPOGRAFIAS NA LEITURA DO LITERÁRIO. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.291-307. Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.64640.
Este estudo, de caráter qualitativo e documental, trata das relações entre corpo e leitura do literário no espaço da escola. A pesquisa teve como objetivo discutir sobre a exploração do texto literário por meio de sensorialidades, da interação leitor e obra pela mediação corporal, a qual oportuniza a abertura das camadas de sentidos do texto. Esta pesquisa está alinhada aos estudos de Yunes (2016), Aguiar (2019), Duarte Jr. (2010), Brito e Jacques (2012), Steil e Neitzel (2019), entre outros. Sinalizam-se como resultados que a corpografia pode potencializar o envolvimento do aluno na leitura do literário. Mediações que proponham a exploração dos sons do texto, que deem vazão para a leitura dramática e o jogo dramático encaminham o leitor a penetrar nas camadas das tessituras literárias, estabelecendo uma relação sensível com a literatura.
Palavras-chave : formação de leitores; mediação em leitura; formação de professores; corpografia.