SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70ON THE RE-EDUCATION OF ETHIC-RACIAL RELATIONS IN PUBLIC SCHOOLS: perspections of teachers in Mossoró/RNINTERCULTURAL CALENDAR: result of action research with teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Marcelo Prudente  and  CERIGATTO, Mariana Pícaro. MUSCAFO DIGITAL: uma Abordagem Decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.334-352.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60606.

Esse estudo apresenta o percurso metodológico da construção coletiva de um dispositivo pedagógico digital para o Museu Afro Comunitário Filhos de Obá, que integra o centenário terreiro de mesmo nome, uma das primeiras casas de culto afro no Brasil a ser tombada como patrimônio histórico nacional. Trata-se de um dispositivo que tem por objetivo contribuir para a difusão, reafirmação da identidade e preservação do seu acervo. Projetado a partir da metodologia investigativa aplicada Design-Based Research, o projeto integra especialistas acadêmicos convidados, a comunidade local e entrevistas qualitativas, além de diário de bordo. Os resultados englobam a apresentação do desenho pedagógico digital constituído em imagens e mapas de navegação, com os pareceres dos participantes do processo e indicações dos possíveis desdobramentos e contribuições do estudo para as pesquisas em educação e comunicação.

Keywords : museu afro brasileiro; dispositivos pedagógicos digitais; decolonialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )