SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70SOBRE LA REEDUCACIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICORACIALES EN LA ESCUELA PUBLICA: percepciones de profesores de Mossoró/RNCALENDARIO INTERCULTURAL: resultado de una investigación-ación con profesoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Marcelo Prudente  y  CERIGATTO, Mariana Pícaro. MUSCAFO DIGITAL: uma Abordagem Decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.334-352.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60606.

Esse estudo apresenta o percurso metodológico da construção coletiva de um dispositivo pedagógico digital para o Museu Afro Comunitário Filhos de Obá, que integra o centenário terreiro de mesmo nome, uma das primeiras casas de culto afro no Brasil a ser tombada como patrimônio histórico nacional. Trata-se de um dispositivo que tem por objetivo contribuir para a difusão, reafirmação da identidade e preservação do seu acervo. Projetado a partir da metodologia investigativa aplicada Design-Based Research, o projeto integra especialistas acadêmicos convidados, a comunidade local e entrevistas qualitativas, além de diário de bordo. Os resultados englobam a apresentação do desenho pedagógico digital constituído em imagens e mapas de navegação, com os pareceres dos participantes do processo e indicações dos possíveis desdobramentos e contribuições do estudo para as pesquisas em educação e comunicação.

Palabras clave : museu afro brasileiro; dispositivos pedagógicos digitais; decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )