SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70DIGITAL VERSION OF MUSCAFO: a Decolonial Approach in Virtual Teaching/Learning EnvironmentsPLAYING IN ECOLOGICAL SENSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PETERS, Maria José Ambrósio dos Reis  and  LIMA, Marcia Machado de. CALENDÁRIO INTERCULTURAL: resultado de uma pesquisa-ação com professoras. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.353-366.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64937.

O artigo discute o resultado de pesquisa-ação realizada no período de 2019 a 2021, com professoras do ensino básico da EMEF Prof. Herbert de Alencar, na cidade de Porto Velho; tivemos por objetivo investigar e compreender os pontos de vista das participantes sobre as variáveis presentes na socialização e no aprendizado dos estudantes imigrantes, no contexto da escola-campo. Com ênfase nos processos interculturais e étnico-raciais, dialogamos sobre aspectos da educação escolar em contexto amazônico e construímos materiais didáticos para visibilizar, validar, valorizar e fazer circular os saberes dos estudantes bolivianos, haitianos e venezuelanos. As rodas de conversa possibilitaram a construção do processo de coleta de dados, reunir informações e conteúdos para serem acrescidos, como saberes, no currículo da escola-campo e ajudaram a construir coletivamente um produto educacional intitulado Calendário Intercultural. Os estranhamentos decorrentes do processo intercultural e da ênfase nas relações étnicoraciais trouxeram para o grupo de professoras participantes enfrentamentos em relação à invisibilização e à exclusão dos estudantes estrangeiros. A pesquisa-ação, a partir da perspectiva da interculturalidade e das relações étnico-raciais, permitiu compreender que pequenas fissuras no currículo podem minar a mentalidade colonizadora presente no espaço escolar e propor um aprendizado outro.

Keywords : educação escolar no contexto amazônico; produto educacional; interculturalidade; descolonização do currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )