SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70CALENDÁRIO INTERCULTURAL: resultado de uma pesquisa-ação com professorasHISTÓRIAS DE MULHERES EDUCADORAS: transgressões e alterações do formato da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ANTERIO, Djavan; FERNANDES, Mariana  e  DIAS, Adelaide. O BRINCAR EM SENTIDO ECOLÓGICO. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.367-388.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.61638.

Este artigo traz um apanhado do que foi o trabalho de pesquisa doutoral intitulado Brincando na Roda dos Saberes, apresentado em 2018 ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Paraíba, Brasil. Através de programas de extensão universitária envolvendo pesquisadores bolsistas e voluntários, crianças matriculadas em escolas da rede de ensino público tiveram acesso a conhecimentos artísticos e culturais vivenciando o projeto Brincando Capoeira, com oficinas integradas aos projetos políticos pedagógicos das escolas parceiras, dentre elas a Escola de Educação Básica da UFPB, e a Escola Viva Olho do Tempo. Dos resultados obtidos, destaca-se a tese de que o ato de educar pela prática da capoeira sob uma perspectiva ecológica repercute positivamente e diretamente na corporeidade. Para isso, a criatividade, a inteiração socioambiental, o engajamento solidário-afetivo e a reverência aos saberes de tradições populares, sobretudo os corpo-orais, devem estruturar a pedagogia do processo, constituindo-se em ações transdisciplinares. O brincar, neste processo, vem a ser chave de religação entre o corpo que brinca e a sabedoria que se manifesta.

Palavras-chave : educação ecológica; brincar; corporeidade; capoeira angola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )