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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUTHWELL, Myriam. HISTÓRIAS DE MULHERES EDUCADORAS: transgressões e alterações do formato da escola. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.389-402.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67219.

As primeiras décadas do século XX trouxeram à cena uma crítica ao sistema educativo desenvolvido na segunda metade do século XIX, questionando as promessas inacabadas desta implantação educativa e a necessidade de chegar aos setores sociais negligenciados. Esta é a experiência da Haydée Maciel, em particular, o arranque e implantação da Escuela al Aire Libre ou Escuela de Puertas Abiertas (que foi criada em Rosário em 1916 e encerrada em 1931), que adotou uma organização não graduada sem horários rígidos. Localizada no espaço físico do hipódromo, a escola recebeu os filhos dos seus empregados e também as crianças que trabalhavam na rua (caneleiras, canillitas, etc.). Esta experiência também teve lugar num momento de consolidação da formação e do trabalho das professoras, que se esforçavam por desenvolver perspectivas conceituais e trabalho autônomo, desafiando não só o papel que lhes era atribuído pelo sistema, mas também o formato hegemônico da escolaridade.

Palavras-chave : escola de portas abertas; educadoras; formato escolar.

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