SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71IT'S ABOUT BEING A TEACHER: poetics/pruritus of announcing teacher training in curriculum policiesWHEN THE CARTOGRAPHER GOES TO THE FIELD: crossings and poetics of a young teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MEIRA, Flávia Paola Félix  and  OLIVEIRA, Julvan Moreira de. AYOLUWA, A ALEGRIA DE NOSSO POVO: o livro Olhos d’Água, um fermento para formação antirracista. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.10-23.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70283.

O presente trabalho propõe refletir sobre as possibilidades da implementação das Diretrizes Curriculares da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER) na formação inicial e continuada de professores, a partir do livro Olhos d’Água, de Conceição Evaristo, como recurso didático. A escolha da autora foi inspirada nas reflexões e incômodos apresentados por Anzaldúa (2000) em, “Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo”, um texto que convida as mulheres de cor do terceiro mundo a escreverem, expondo as dificuldades e atravessamentos neste caminhar, funcionando como uma estratégia também de libertação. A proposta consiste em identificar como algumas recomendações e objetivos presentes nas DCNERER, que pleiteia sobre a construção de um currículo mais plural e diverso, podem ser abordadas a partir do livro Olhos d’Água como recurso didático em sala de aula ou em processos de formação de professores, criando espaços seguros de fala e de reflexões críticas. Como encaminhamentos, reforçamos e endossamos que, para a construção de um currículo que consiga abarcar o que as DCNERER propõem, é preciso permitir que vozes como a de Conceição Evaristo ecoem e anunciem, ocupando lugares dos grandes chamados cânones, combatendo o epistemicídio e contracolonizando este território de poder e disputa, seja no ensino superior, ou na educação básica.

Keywords : currículo; formação docente; DCNERER.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )