SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71AYOLUWA, LA ALEGRIA DE NUESTRA GENTE: el libro Olhos d’Água, una levadura para la formación antirracistaENTRE PENSAMIENTOS DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN, DES-DOBLAMIENTOS CURRICULARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SALES, Tiago Amaral. QUANDO O CARTÓGRAFO VAI A CAMPO: travessias e poéticas de um jovem professor. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.24-41.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70186.

Este texto é tecido a partir de cartografias imbricadas por meio das vivências de um jovem professor de ciências da natureza e pesquisador em educação. As experimentações que se materializam nas linhas que se seguem foram vividas com os trajetos percorridos entre o fim do doutorado e o (re)começo na docência no ensino básico, sendo relatadas por um narrador que as acompanha, paradoxalmente, com certa proximidade e distância, intercaladas com escritas poéticas. A dimensão das travessias ocorre entre os espaços acadêmicos universitários e os escolares, no meio, lugar em que as coisas ganham velocidade. Para tal, materializa-se em poéticas a força do vivível, da experiência, do acontecimento, do que atravessa um corpo em seus múltiplos encontros, das maneiras de lidar com a docência, com a pesquisa e com a vida, a partir do que se ensina e se aprende. Objetiva-se, assim, forjar um arquivo destes tempos e espaços de travessia na formação e na vida docente, por meio das poéticas possíveis de serem engendradas e materializadas em um texto acadêmico. Dessa maneira, são mobilizadas, a partir de um referencial teórico-metodológico-epistemológico das filosofias da diferença, tessituras da docência-pesquisa-vida e(m) educação.

Palabras clave : docência; experiência; vida; cartografia; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )