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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
MARQUES, Davina e AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. ENTRE PENSAMENTOS SOBRE PESQUISA E EXTENSÃO, DESDOBRAMENTOS CURRICULARES. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.42-55. Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70228.
Este trabalho discute, teórica e experimentalmente, projetos de pesquisa e extensão na escola pública, e seus des-dobramentos curriculares. Sustenta-se teoricamente em autores da filosofia contemporânea, a partir de Gilles Deleuze e Félix Guattari, discutindo, com outros pesquisadores e com a experimentação imagética, noções de imediação e de intermezzos, apresentando parte de pesquisa de pós-doutoramento em educação, interessada em práticas curriculares liberadoras das diferenças. Os projetos relacionados à história e à cultura indígena, afro-brasileira e africana de língua portuguesa são entendidos como oportunidades de composições individualizantes, espaços de pequenas percepções, atmosferas aptas a imediações e a outras paisagens em nossas tão regulamentadas vidas, desenhando-se, neste trabalho, a partir de ações desses projetos, como estruturantes de percursos curriculares, no qual destacamos os intermezzos da disposição para entrar em um projeto e da formação; os da preparação e da oferta de oficinas e rodas de conversas; os da criação e da participação em eventos; e os da experimentação, da pesquisa e da criação artística. Destaca-se a micropolítica desses movimentos, com ressonâncias as mais variadas, com potências singulares no campo educacional e dos estudos sobre currículos.
Palavras-chave : pesquisa e extensão; intermezzo; imediação; currículo.