SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71THE A-COM-TECER OF CURRICULUM IN SPECIALIZATION COURS FOR WORKING TEACHERSINDIGENOUS TEACHER TRAINING IN THE SCHOOL INCLUSION MOVEMENT IN THE AMAZONIAN CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LIMA, Fabiana. FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA, PLURIEPISTÊMICA, DESCOLONIZADORA DE SABERES, INTERSECCIONAL É POSSÍVEL?. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.69-80.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70285.

As reflexões teórico-metodológicas deste artigo são frutos de pesquisa de pós-doutorado em desenvolvimento, cuja pretensão tem sido tanto compreender as recentes licenciaturas de currículo interdisciplinar, intercultural e pluriepistêmico, decorrentes de políticas públicas inclusivas de expansão e interiorização das universidades públicas, quanto articular um currículo possível para Licenciatura Interdisciplinar em Antirracismo, Diversidade e Ecologia Saberes, em solidariedade com sujeitos e sujeitas de territórios educacionais negros e indígenas. A intenção é que, a partir de contextos reais de licenciaturas existentes, seja possível articular currículo para um curso de formação docente que contemple a diversidade étnico-racial, a pluriepistemicidade e práticas antirracistas no currículo, nos fluxos pedagógicos e na gestão dos processos formativos. Para tanto, os protocolos metodológicos têm implicado abertura e escuta, a partir de metodologias decoloniais e colaborativas, com a/os sujeita/os pertencentes a territórios educacionais negros e indígenas, bem como com sujeita/os pertencentes a cursos de licenciaturas interdisciplinares, interculturais, pluriepistêmicos

Keywords : formação docente; currículo decolonial; educação antirracista; pluriepistemicidade; interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )