SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71ANTI-RACIST, PLURIEPISTEMIC, DECOLONIZING, INTERSECTIONAL TEACHING TRAINING IS IT POSSIBLE?THE BRAZILIAN NATIONAL BASE DOCUMENT FOR INITIAL TEACHER EDUCATION: the (im)possibility of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MENEZES, Reinaldo Oliveira  and  SIMAS, Hellen Cristina Picanço. FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO MOVIMENTO DA INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO AMAZÔNICO AMAZONENSE. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.81-97.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70047.

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado em educação em andamento, cujo objetivo é discutir a formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense. Como sabemos o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência no Brasil não é algo fácil, ainda mais, no contexto da educação escolar indígena no que tange à formação de professores/as indígenas. No entanto, buscou-se verificar se há discussão acerca da inclusão escolar de pessoas com deficiências nas Matrizes Curriculares dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Formação de Professores Indígena das Instituições Públicas de Ensino Superior do estado do Amazonas. Os métodos de coleta de dados são as pesquisas bibliográficos e os documentais, e as análises tiveram enfoque qualitativo (SEVERINO, 2016). Como resultado, observou-se que é preciso pensar numa política de educação especial intercultural que possa atender aos anseios e às necessidades de cada realidade escolar, e para que esta construção seja possível, é preciso ouvir os/as professores/as, os/as gestores/as, a comunidade indígena e a família.

Keywords : formação de professores indígenas; inclusão escolar; projeto pedagógico de curso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )