SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO INDÍGENA EN EL MOVIMIENTO DE INCLUSIÓN ESCOLAR EN EL CONTEXTO AMAZÓNICOFORMACIÓN DOCENTE: (re)construyendo significados y prácticas en la educación para las relaciones étnico raciales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

COSTA, Mônica de Oliveira; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de  y  AIKAWA, Monica Silva. BASE NACIONAL COMUM - FORMAÇÃO E CUIDADO DE SI: a (im)possibilidade de professorar. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.98-112.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70227.

Este trabalho é um recorte de um projeto de produtividade acadêmica intitulado Do cais à deriva: escritas de um professorar no ensino superior durante pandemia de Covid-19, da Universidade do Estado do Amazonas. Tem como objetivo central problematizar a proposta formativa presente na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), a partir do cuidado de si foucaultiano, destacando modos de recusa e (de)formação docente. Alinhados a uma vertente pósestruturalista, centrada sobretudo na figura de Michel Foucault, mobilizaremos os conceitos de cuidado de si e de governamentalidade (governo de si e dos outros), em conjunto com a ideia do homem de lata, personagem descrita no famoso poema de Manoel de Barros. Dos resultados obtidos, destaca-se o viés neoconservador disperso ao longo do documento, materializado no caráter prescritivo, homogeneizador e uniformizador que atua na padronização de uma suposta proposta de forma(ta)ção de professores. Desse modo, buscamos aqui problematizar estas subjetivações impostas por um documento regulador da forma(ta)ção docente no Brasil. Por meio do cuidado de si, aventamos uma forma-ação que possa suscitar deslocamentos, mobilizações, desnaturalizações de coisas cristalizadas por gerações, falas e gestos visíveis e automatizados sobre o ser professor e o ato de professorar no Ensino Superior. Destacamos, por fim, a inventividade do homem de lata enquanto recusa à imobilidade e elemento inaugural para a (de)formação docente.

Palabras clave : BNC-Formação; política curricular; professorar; cuidado de si; governamentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )