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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha; LUCAS, Juliana Melo Rodrigues  e  PINTO, Antonio Henrique. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (re)construindo sentidos e fazeres na educação para as relações étnico-raciais. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.113-128.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70211.

Este artigo tem por temática as nuances do movimento formativo de docentes concebido pela interculturalidade numa perspectiva dialógica. Seu objetivo é compreender a produção de sentidos e desdobramentos no contexto de sala de aula dos professores concluintes do curso Educação para as Relações Étnico-Raciais na rede municipal de ensino da Serra: promovendo a diversidade na escola voltado para valorização das diferenças, justificado pelas Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 e embasado em um currículo decolonial crítico. O percurso metodológico escolhido vai ao encontro da fundamentação teórica, pois trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo participante, na qual as pesquisadoras se faziam inseridas e operantes nas ações formativas. A análise foi realizada por meio da discussão crítico-reflexiva, compreendendo a relação dialógica da pesquisa baseada em Freire (2016). Os resultados demonstram a importância da formação que aposta nos educadores enquanto sujeitos ativos do processo. Foi constatado no contexto de sala de aula a potência desses profissionais como agentes transformadores, que fomentam o desenvolvimento pessoal e social das/dos crianças/estudantes, numa ótica sociocultural.

Palavras-chave : formação de professores; educação das relações étnico-raciais; currículo decolonial crítico; Lei n. 10.639/2003; Lei n. 11.645/2008.

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