SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71DESACUERDO EN LA POLÍTICA DEL CURRÍCULO: un problema del sentido(DES)ENCANTOS DE LA ENSEÑANZA EN LA PANDEMIA Y LA ALEGRÍA COMO POTENCIA DE VIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MOURA, Késsia Mileny de Paulo; FRANCO, Sergio Roberto Kieling  y  CARVALHO, Herli de Sousa. O DESPERTAR PARA A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO: o que revelam as narrativas autobiográficas digitais. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.142-158.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70247.

Este texto tem como objetivo investigar a escolha da profissão docente por dois estudantes de pedagogia de uma universidade pública do nordeste brasileiro, utilizando a produção pelos participantes de narrativa autobiográfica em formato audiovisual como instrumento de geração e análise de dados, adentrando-se nas trajetórias de vida relatadas por esses sujeitos que contam seus encontros com a docência. Para fundamentar este estudo discute-se a narrativa autobiográfica em Delory-Momberger (2004, 2016) e Dominicé (2006); a narrativa digital no formato audiovisual em Maddalena (2018); e o narrar como um instrumento formativo, ancorando nossa discussão em Josso (2007) e Nóvoa (1992). Como resultado, os sujeitos despertaram para a profissão docente nos interstícios da vida, nas situações, lugares e, principalmente, pessoas (professores) que passaram e marcaram suas trajetórias. Também o narrar digital pelos atributos audiovisuais foi uma experiência que os colocou em diálogo metacognitivo para situar a questão disparadora lançada, produzida na mistura das substâncias das linguagens digitais que incrementaram o relato.

Palabras clave : narrativa autobiográfica; narrativa audiovisual; profissão docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )