SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71DESPERTAR A LA DOCENCIA COMO PROFESIÓN: ¿qué revelan las narrativas autobiográficas digitales?EL ESCENARIO DE PANDEMIA Y SUS IMPLICACIONES EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: un análisis de la experiencia de la Amazonía en la enseñanza a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ROSA, Rogério Machado; MORAES, Marta Corrêa de  y  SOUZA, Simone Vieira de. (DES)ENCANTOS DA DOCÊNCIA NA PANDEMIA E A ALEGRIA COMO POTÊNCIA DE VIDA. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.159-170.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70183.

Essa escritura fala sobre os encontros realizados no projeto Acolhe PIBID, que promoveu grupos de atenção psicossocial em Educação e Saúde para professoras e demais trabalhadoras de uma escola estadual da Grande Florianópolis, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma experiência produzida com estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da UFSC, e que buscou atender à demanda de escuta e diálogo sobre as aflições da/na docência durante a pandemia. Foram construídas cinco rodas de conversa pelo Google Meet, com um tempo médio de duração de duas horas, que ocorreram quinzenalmente, no período noturno. Os temas e as rodas privilegiaram a criação de um processo de olhar/sentir/pensar as veias abertas, de falar sobre os matizes da violência no ofício de ser professora, atravessada pelos desafios de uma pandemia, agravada pelo (in)gerenciamento da crise sanitária no Brasil. Com essas mediações e intervenções cumprimos uma função psicossocial de relevo no que diz respeito à necessidade de, simultaneamente, cuidarmos de nós e dos/as outros/as por meio de diferentes modalidades de encontros. Afinal, produzir redes de cuidado e proteção, afirmando a alegria como potência de vida, no sentido de aprender e ensinar formas coletivas de resistir às violências e produzir saúde, é uma das tarefas ético-estético-políticas e pedagógicas da educação.

Palabras clave : saúde docente; pandemia; proteção à; vida; alegria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )