SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71EL ESCENARIO DE PANDEMIA Y SUS IMPLICACIONES EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: un análisis de la experiencia de la Amazonía en la enseñanza a distanciaEL IMPACTO DE LAS POLÍTICAS CURRICULARES EN LA FORMACIÓN DOCENTE Y LA VIOLACIÓN DE LA AUTONOMÍA DEL EDUCADOR: un análisis crítico a la luz de la perspectiva freiriana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MARQUES, Tiago Soares  y  CAMPOS, Deivison Moacir Cezar de. BRANQUITUDE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.185-198.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70138.

O presente artigo busca analisar como a branquitude se inscreve nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, pensando em particular na formação de professores de História. É evidenciado o processo histórico deste campo e como o mesmo esteve pautado em uma concepção eurocêntrica do currículo. Ao mesmo tempo, na contemporaneidade se perpetua, apesar de alguns avanços, a ideia de uma história euroreferenciada. Nesse sentido, a partir de uma análise cultural, as DCNs para a formação de professores são analisadas, dentro de seus respectivos contextos, entendendo suas particularidades - por exemplo, a atenção dada à temática étnico-racial - e similaridades - o modo como perpassa nos documentos a noção multiculturalista de diversidade, que contempla diferentes grupos raciais, mas não questiona as estruturas sociais. Conclui-se que as atuais diretrizes não contribuem para a problematização da branquitude enquanto estrutura de poder e da História enquanto instrumento desse poder, sendo necessário maior aprofundamento e articulação com a educação das relações étnico-raciais para uma efetiva mudança da realidade social.

Palabras clave : branquitude e formação de professores de história; diretrizes curriculares nacionais; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )