SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71BRANQUITUDE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAISSOBRE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos, concepções e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ASSIS, Camilla Souza Ferreira Rubim de  e  SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos. O IMPACTO DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DOCENTE E A QUEBRA DA AUTONOMIA DO(A) EDUCADOR(A): uma análise crítica à luz da perspectiva freiriana. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.199-212.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.69362.

Este artigo intenta analisar criticamente, a partir de uma perspectiva freiriana, o ser professor(a) no contexto atual da formação e do trabalho docente, com o objetivo de compreender de que forma a autonomia docente pode ser influenciada ou até mesmo subvertida pelas políticas curriculares, tomando-se como exemplo a implantação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica - BNCC e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico, de abordagem qualitativa, com base em produções acadêmicas que versam sobre essa temática. Ao pensar em políticas educacionais, observamos que o currículo é peça-chave de fomento e legitimação de mudanças educacionais, cujos discursos e elementos ideológicos atuam na forma de pensar da sociedade. Assim, acreditamos na(s) possibilidade(s) de transgressões, de ousadias, de resistências a partir de recontextualizações e reinterpretações das políticas curriculares, visando ao fortalecimento da atuação do(a) professor(a) da educação básica e ao resgate de sua identidade e autonomia em um cenário cada vez mais desafiador.

Palavras-chave : políticas curriculares; formação docente; autonomia docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )