SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71THE IMPACT OF CURRICULUM POLICIES ON TEACHER EDUCATION AND THE BREACH OF THE EDUCATOR'S AUTONOMY: a critical analysis in the light of the Freirean perspectiveTHE PLACE OF TEACHERS IN CURRICULUM POLICY: a discussion considering Federal Institutes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim  and  RAMOS, Estéfani Dutra. SOBRE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos, concepções e perspectivas. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.213-227.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243.

Esse artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas particularidades e delinear algumas discussões necessárias à formação de professores que atuam na educação infantil, destacando caminhos, concepções e perspectivas. Em razão do exposto, ao olharmos para o processo de institucionalização da infância e para a natureza do trabalho docente na educação infantil, algumas inquietações são oportunas, entre elas, uma questão norteadora para o artigo proposto: Quais as concepções e perspectivas que norteiam o trabalho docente na educação infantil? O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, em diálogo com os principais autores da infância, com a legislação pertinente a esta etapa da educação básica e com as experiências vivenciadas como professoras no curso de Pedagogia. O artigo contribui para pensar as concepções de atendimento às crianças ao longo da história, bem como suas influências na formação e atuação de professores até os dias de hoje, enfatizando a necessidade de um processo formativo que envolva reflexão e ação, no qual se constitui a práxis docente.

Keywords : formação de professores; educação infantil; docência na educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )