SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71EL IMPACTO DE LAS POLÍTICAS CURRICULARES EN LA FORMACIÓN DOCENTE Y LA VIOLACIÓN DE LA AUTONOMÍA DEL EDUCADOR: un análisis crítico a la luz de la perspectiva freirianaEL LUGAR DE LA DOCENCIA EN LA POLÍTICA CURRICULAR: un debate desde los Institutos Federales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim  y  RAMOS, Estéfani Dutra. SOBRE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos, concepções e perspectivas. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.213-227.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243.

Esse artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas particularidades e delinear algumas discussões necessárias à formação de professores que atuam na educação infantil, destacando caminhos, concepções e perspectivas. Em razão do exposto, ao olharmos para o processo de institucionalização da infância e para a natureza do trabalho docente na educação infantil, algumas inquietações são oportunas, entre elas, uma questão norteadora para o artigo proposto: Quais as concepções e perspectivas que norteiam o trabalho docente na educação infantil? O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, em diálogo com os principais autores da infância, com a legislação pertinente a esta etapa da educação básica e com as experiências vivenciadas como professoras no curso de Pedagogia. O artigo contribui para pensar as concepções de atendimento às crianças ao longo da história, bem como suas influências na formação e atuação de professores até os dias de hoje, enfatizando a necessidade de um processo formativo que envolva reflexão e ação, no qual se constitui a práxis docente.

Palabras clave : formação de professores; educação infantil; docência na educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )