SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71O IMPACTO DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DOCENTE E A QUEBRA DA AUTONOMIA DO(A) EDUCADOR(A): uma análise crítica à luz da perspectiva freirianaO LUGAR DOCENTE NA POLÍTICA CURRICULAR: um debate a partir dos Institutos Federais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim  e  RAMOS, Estéfani Dutra. SOBRE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos, concepções e perspectivas. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.213-227.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243.

Esse artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas particularidades e delinear algumas discussões necessárias à formação de professores que atuam na educação infantil, destacando caminhos, concepções e perspectivas. Em razão do exposto, ao olharmos para o processo de institucionalização da infância e para a natureza do trabalho docente na educação infantil, algumas inquietações são oportunas, entre elas, uma questão norteadora para o artigo proposto: Quais as concepções e perspectivas que norteiam o trabalho docente na educação infantil? O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, em diálogo com os principais autores da infância, com a legislação pertinente a esta etapa da educação básica e com as experiências vivenciadas como professoras no curso de Pedagogia. O artigo contribui para pensar as concepções de atendimento às crianças ao longo da história, bem como suas influências na formação e atuação de professores até os dias de hoje, enfatizando a necessidade de um processo formativo que envolva reflexão e ação, no qual se constitui a práxis docente.

Palavras-chave : formação de professores; educação infantil; docência na educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )