SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71THE PLACE OF TEACHERS IN CURRICULUM POLICY: a discussion considering Federal InstitutesBNCC AND SOCIO-EMOTIONAL SKILLS: a critical analysis of continuing education proposals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

DOURADO, Glhebia Gonçalves de Oliveira  and  SALES, Shirlei Rezende. POLÍTICA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO: tecnologias da governamentalidade neoliberal. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.241-255.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70217.

Este artigo tematiza como as tecnologias da governamentalidade neoliberal se movimentam em função do controle das práticas docentes. Argumenta-se que as políticas educacionais funcionam como mecanismos dessa governamentalidade e que esses mecanismos produzem aceitabilidade entre os indivíduos quando algumas táticas são acionadas. Esse argumento se desdobra no entendimento de que o funcionamento desses mecanismos está atrelado ao campo jurídico de modo que se elabora todo um conjunto alinhado de normativas, oficializando o discurso neoliberal no campo da educação. A política focalizada no currículo nacional (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) se desdobra no campo de outras políticas educacionais, tais como a da gestão e do financiamento da educação, da formação docente, da aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos e da avaliação do sistema educacional. Argumentamos que o foco no currículo tem por objetivo conduzir a conduta docente. Partimos da análise de documentos que regulamentam a reforma do ensino médio imposta pela Lei n. 13.415/2017. A leitura e a análise dos documentos seguiram a linha de pensamento do filósofo Michel Foucault, especificamente, no entendimento que este faz das noções de discurso, relação de saber/poder, governo e governamentalidade.

Keywords : governamentalidade; neoliberalismo; currículo; docência; novo ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )