SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71TEMPO DE APRENDER AND THE CONCEPTUAL AND POLITICAL CLASHESTHE CONSTRUCTION OF TEACHING IDENTITY AND ITS RELATIONSHIP WITH PEDAGOGICAL PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BAGIO, Viviane Aparecida. RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: discussão a partir da obra Anne de Avonlea. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.284-296.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64896.

O contexto escolar é permeado de relações humanas, especialmente a que ocorre entre professor e aluno ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Ela estabelece bases para a relação entre os próprios alunos e com o conhecimento, assim como contribui na formação social dos indivíduos. Tomando como referência a obra Anne de Avonlea, nos dispusemos a discutir a relação entre professor e aluno em uma perspectiva histórico-temporal. O estudo, de natureza teórico-analítica, estabelece relação com os diversos conceitos relativos à relação entre professor e aluno, bem como ao ensino, além de seus conceitos: autoridade e autoritarismo; disciplina, indisciplina e autodisciplina; diálogo; percepção, expectativas e estratégias e gestão da sala de aula. Concluímos que, assim como exposto na obra, várias situações podem ocorrer e facilitar/dificultar a relação entre professor e aluno, bem como instigar o desenvolvimento de possibilidades para superar possíveis percalços. Anne nos ensina que há espaço entre o instituído e a instituição, desde que o instituinte encontre as estratégias que o possibilitem trabalhar.

Keywords : relação professor-aluno; processo de ensino e aprendizagem; Anne de Avonlea.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )