SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71RELACIÓN PROFESOR-ALUMNO: discusión a partir de la obra Anne de AvonleaFORMACIÓN DE PROFESORES EN MUSEOS DE CIENCIA: análisis de los talleres de formación en el Espaço Ciência InterAtiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RODRIGUES, Aline Santos Pereira; SACHINSKI, Gabriele Polato  y  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.297-309.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480.

Considerando as perspectivas apontadas por pesquisadores como Martins (1998) e Tardif (2014), é possível verificar o quão é necessário e importante considerar a prática docente como um dos pilares da formação dos professores e da compreensão da identidade docente. Ao refletirmos sobre a subjetividade dos educadores, reconhecendo-os como sujeitos do conhecimento, vislumbra-se como são efetivadas e desenvolvidas as práticas de ensino no ambiente escolar, tomando como premissa que a pesquisa sobre o ensino deve levar em conta a voz dos professores sobre suas próprias práticas (delineiam-se pesquisas não sobre o ensino e sobre os professores, mas para o ensino e com os professores). Assim, pode-se repensar as relações entre teoria e prática, indo além da concepção de teoria como guia da prática, concebendo a teoria como expressão da prática. A partir de uma reflexão bibliográfica, com abordagem qualitativa, e sob o olhar interpretativo da hermenêutica, o presente estudo tem como questão norteadora a seguinte problemática: as relações estabelecidas durante a práxis pedagógica estão intrinsicamente ligadas à construção da identidade docente? Como objetivo central, busca-se refletir sobre a construção da identidade docente e sua relação com a prática pedagógica.

Palabras clave : prática docente; identidade; formação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )