SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICAA CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Carolina Barbosa dos  e  PEREIRA, Grazielle Rodrigues. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.310-331.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64182.

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e as contribuições de uma oficina durante a formação continuada para professores do Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva (ECI), sob o viés crítico-reflexivo. A oficina explorou fenômenos físicos de Óptica Geométrica, presentes na exposição de Neurociências do Museu. A formação foi ofertada aos docentes do ensino fundamental de escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de questionários (antes e após a formação) e entrevista semiestruturada (após a formação). A pesquisa foi dividida em três etapas: visita ao ECI, realização da oficina e avaliação do curso. O material coletado foi analisado pelo método de tematização. Os resultados evidenciaram que os participantes não tinham o hábito de visitar Museus de Ciências e não conheciam o ECI, quanto às práticas pedagógicas, muito utilizavam, exclusivamente o livro didático. Verificou-se após a formação de professores, a presença de docentes que inseriram em suas aulas metodologias trabalhadas na oficina, como atividades práticas, realização de experimentais, além de aulas mais dinâmicas e lúdicas. A oficina também aproximou os professores do Museu de Ciências, os quais passaram a vê-lo como um local para a educação em ciências e formação. Pode-se inferir que este estudo foi relevante ao promover um espaço de debate e reflexão de forma crítica acerca das práticas docentes, propiciou trocas de saberes, interlocuções entre os participantes e a construção de novos saberes nas áreas de Ciências, como também evidenciou a importância dos Museus para a formação continuada de professores.

Palavras-chave : formação continuada de professores; Museu de Ciências; educação científica; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )