SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71TEACHER EDUCATION IN SCIENCE MUSEUM: analysis of education workshops at Espaço Ciência InterAtivaPROJECT PEDAGOGY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: meanings generated in the thematization of practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ORESTEN, Danielle Fátima Adada  and  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.332-347.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67848.

O trabalho tem como tema a profissão docente, buscando identificar os elementos e as características que constituem a carreira docente na educação infantil. Coloca em discussão as especificidades da docência nessa etapa de ensino, com apoio na história cultural. A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa, e está ancorada na visão da fenomenologia hermenêutica, que não apenas descreve e analisa as vozes, as falas e a linguagem do sujeito, mas interpreta o que esse meio comunica rumo à transformação da prática profissional. Os dados foram coletados em uma instituição que integra uma rede educacional com sede em diversos municípios do Estado do Paraná. Os resultados obtidos permitem evidenciar que a constituição da carreira profissional do grupo de professoras pesquisado está atrelada à identificação com a proposta pedagógica da instituição e da rede de ensino em que atuam, bem como à confiança que nelas depositam.

Keywords : história de vida de professores; profissão docente; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )