SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71FORMACIÓN DE PROFESORES EN MUSEOS DE CIENCIA: análisis de los talleres de formación en el Espaço Ciência InterAtivaPEDAGOGÍA DE PROYECTOS EN EDUCACIÓN INFANTIL: significados generados en la tematización de la práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ORESTEN, Danielle Fátima Adada  y  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.332-347.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67848.

O trabalho tem como tema a profissão docente, buscando identificar os elementos e as características que constituem a carreira docente na educação infantil. Coloca em discussão as especificidades da docência nessa etapa de ensino, com apoio na história cultural. A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa, e está ancorada na visão da fenomenologia hermenêutica, que não apenas descreve e analisa as vozes, as falas e a linguagem do sujeito, mas interpreta o que esse meio comunica rumo à transformação da prática profissional. Os dados foram coletados em uma instituição que integra uma rede educacional com sede em diversos municípios do Estado do Paraná. Os resultados obtidos permitem evidenciar que a constituição da carreira profissional do grupo de professoras pesquisado está atrelada à identificação com a proposta pedagógica da instituição e da rede de ensino em que atuam, bem como à confiança que nelas depositam.

Palabras clave : história de vida de professores; profissão docente; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )