SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71LA CONSTITUCIÓN DE LA CARRERA DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN INFANTILPRODUCCIONES ACADÉMICAS EN POLÍTICA EDUCATIVA: el uso de la contribución teórica de Stephen Ball índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos  y  CARVALHO, Denise Alessi Delfim de. PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados gerados na tematização da prática. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.348-361.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.62636.

Este artigo descreve um estudo sobre a pedagogia de projetos e suas contribuições para a organização do espaço escolar na Educação Infantil, mediante a tematização da prática, do trabalho interdisciplinar, com foco na aprendizagem significativa do estudante. Através de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1995), os dados foram coletados em uma escola de Presidente Prudente/SP e são predominantemente descritivos. As análises foram realizadas de forma indutiva, com foco na tematização da prática (WEISZ, 2009), partindo da análise exploratória (LAKATOS; MARCONI, 2010), com etapa bibliográfica (GIL, 2008). Concluiu-se que a análise sobre o trabalho com projetos confere significado à organização do espaço pedagógico à medida que se percebe a relação existente entre a Educação Infantil e a Pedagogia de Projetos: seu potencial em fazer do espaço escolar um lugar de aprendizagem significativa.

Palabras clave : pedagogia de projetos; tematização da prática; aprendizagem significativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )