SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES FOR PLURILINGUAL EDUCATION IN BRAZIL: which bilingual education do we have?FEEDBACKS AND SELF-REGULATION ON LEARNING IN HIGHER EDUCATION: a scope review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

DIAS, Alder de Sousa  and  ABREU, Waldir Ferreira de. PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO BRASIL: contribuições da educação como área de pesquisa. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.396-413.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.69360.

O artigo tematiza as pedagogias decoloniais. Analisa contribuições conceituais às pedagogias decoloniais em produções stricto sensu dos programas de pós-graduação em Educação brasileiros. Adota-se o pensamento decolonial como referencial teórico principal. A ancoragem epistemológica do presente artigo está no método analético dusseliano, em perspectiva decolonial. Metodologicamente, o artigo se sustenta em uma abordagem de predominância qualitativa. Tipologicamente, trata-se de uma pesquisa decolonial, delineada na medida de uma aproximação com a pesquisa do tipo estado do conhecimento e com a pesquisa bibliográfico-documental. Entre os resultados, destacam-se que obras oriundas da Rede Modernidade/Colonialidade se fazem basilares para as contribuições conceituais brasileiras sobre as pedagogias decoloniais, que o Brasil tem contribuído com o debate sobre as pedagogias decoloniais, principalmente a partir de releituras da educação popular em chave decolonial. Conclui-se, constatando-se abordagens originais como uma perspectiva de pedagogia feminista decolonial e criação de conceitos, como a Pedagogia do Sul e a Pedagogia das Encruzilhadas.

Keywords : pedagogias decoloniais; fundamentos da educação; produção do conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )