SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO BRASIL: contribuições da educação como área de pesquisa.O COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: limites e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CRISTOFARI, Anna Laura Kerkhoff  e  IRALA, Valesca Brasil. FEEDBACKS E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: uma revisão de escopo. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.414-433.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64326.

Os processos avaliativos ganharam destaque nas pesquisas sobre o ensino superior, em âmbito internacional, nos últimos anos. Este trabalho apresenta uma revisão de escopo, a partir de artigos publicados na literatura internacional entre os anos de 2016 a 2021. Realizamos uma pesquisa na Plataforma Dimensions, com foco nas produções acadêmicas direcionadas a feedback e autorregulação no ensino superior. Com a finalidade de especificar a análise realizada, compartimento dos estudos foram divididos em três categorias: os que se referem às pesquisas que abordam a avaliação formativa; às pesquisas que abordam o feedback e a autorregulação da aprendizagem dos alunos e aos estudos sobre feedback dialógico. Conclui-se que a avaliação formativa não tem caráter classificatório, não se detém somente na nota final do processo e sim possui um papel de acompanhar a trajetória do ensino e da aprendizagem. Outra análise é o impacto do feedback entre pares, que melhora a escrita e o diálogo. Destacamos a avaliação formativa como meio de acompanhar o estado da aprendizagem.

Palavras-chave : educação superior; avaliação formativa; autoavaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )