SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71O COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: limites e possibilidadesLA FORMACIÓN EN EL HACER: práctica docente en la educación de personas jóvenes y adultas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CHIMEL, Luciane  e  LIMA, Michelle Fernandes. A FORMAÇÃO PARA A PESQUISA: as disciplinas e o processo de orientação. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.447-462.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.67020.

Na presente pesquisa, objetivamos caracterizar e verificar como ocorre a formação oferecida ao pesquisador pela Linha 1- Políticas Educacionais, História e Organização da educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGE/UNICENTRO), contemplando as disciplinas e o processo de orientação para análise. O percurso metodológico de investigação está orientado pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica, pautada nos autores do campo da pesquisa em políticas educacionais Mainardes (2017; 2018b), Tello (2012), Sánchez Gamboa (2006), Pires (2019), Machado (2000), entre outros. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada pesquisa documental, análise de documentos do PPGE/UNICENTRO, (projeto aprovado do Doutorado em Educação, ementas das disciplinas obrigatórias da Linha 1, regulamento do programa -Resolução nº 7-CEPE/UNICENTRO, de 24 de março de 2016). A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e questionários aos egressos da Linha 1 do PPGE/UNICENTRO dos anos de 2014 a 2018. Diante do exposto, apontamos que desde a primeira seleção, em 2012, com dissertações defendidas em 2014, já foram orientadas e concluídas 169 dissertações no programa, sendo 81 pela Linha 1. As informações apontadas destacam expressiva procura pelo PPGE/UNICENTRO, comprovando o alto índice de aprendizado e aperfeiçoamento que oferece para a formação docente. Consideramos pertinente a existência de disciplinas obrigatórias voltadas às questões teóricas e metodológicas, principalmente com ênfase na epistemologia. Concluímos que pesquisas estão sendo produzidas e aprovadas. No entanto, não sabemos como é a orientação e a relação entre orientando e orientador na formulação desses estudos e o processo de formação desses pesquisadores, já que são poucos os trabalhos que analisam tal processo.

Palavras-chave : formação; pesquisa; PPGE/Unicentro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )