SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71EDUCATION FOR RESEARCH: subjects and supervising processCENSUS UNDERREPORTING OF STUDENTS WITH HIGH ABILITY/GIFTED IN 2020: effects of pandemic or neglect? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BLAZICH, Gladys Susana. LA FORMACIÓN EN EL HACER: práctica docente en la educación de personas jóvenes y adultas. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.463-475.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70102.

São expostas algumas análises derivadas de uma pesquisa de doutorado que abordou os processos de construção da prática docente de uma professora de nível fundamental que atuava simultaneamente em dois espaços educativos distintos: uma escola de nível fundamental da modalidade de educação permanente para jovens e adultos e em um Plano para a Conclusão dos Estudos Primários e Secundários - Plano Multas do mesmo nível - que foi sediado numa paróquia. Adotou-se uma abordagem qualitativa, especificamente um estudo de caso. Realizou-se revisão documental, observação de aulas e entrevistas em profundidade com a professora. Foram identificados e caracterizados quatro grupos de ações que a professora realizou no âmbito de seu trabalho, que foram denominados: ações sobre problemas locais, com finalidades institucionais, solidariedade para com questões vitais para os alunos e formação que extrapola o espaço escolar. Ela os dotou de significado pedagógico e passaram a fazer parte de seus próprios processos de formação como professora.

Keywords : formação docente; educação continuada de jovens e adultos; nível primário; Plan FinEs.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )