SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71A FORMAÇÃO PARA A PESQUISA: as disciplinas e o processo de orientaçãoSUBNOTIFICAÇÃO CENSITÁRIA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM 2020: desorganização ou descaso? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BLAZICH, Gladys Susana. LA FORMACIÓN EN EL HACER: práctica docente en la educación de personas jóvenes y adultas. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.463-475.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.70102.

São expostas algumas análises derivadas de uma pesquisa de doutorado que abordou os processos de construção da prática docente de uma professora de nível fundamental que atuava simultaneamente em dois espaços educativos distintos: uma escola de nível fundamental da modalidade de educação permanente para jovens e adultos e em um Plano para a Conclusão dos Estudos Primários e Secundários - Plano Multas do mesmo nível - que foi sediado numa paróquia. Adotou-se uma abordagem qualitativa, especificamente um estudo de caso. Realizou-se revisão documental, observação de aulas e entrevistas em profundidade com a professora. Foram identificados e caracterizados quatro grupos de ações que a professora realizou no âmbito de seu trabalho, que foram denominados: ações sobre problemas locais, com finalidades institucionais, solidariedade para com questões vitais para os alunos e formação que extrapola o espaço escolar. Ela os dotou de significado pedagógico e passaram a fazer parte de seus próprios processos de formação como professora.

Palavras-chave : formação docente; educação continuada de jovens e adultos; nível primário; Plan FinEs.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )