SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71TRAINING IN DOIN: teaching practice in young and adult education of youngEDUCATION AND TRAINING OF YOUTH AND ADULTS. (Re)thinking about work and professional contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BRERO, José Guilherme Degásperi  and  RONDINI, Carina Alexandra. SUBNOTIFICAÇÃO CENSITÁRIA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM 2020: desorganização ou descaso?. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.476-486.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65416.

O presente ensaio teórico, de caráter exploratório, tem como finalidade refletir as possíveis causas da redução no número de matrículas do Censo Escolar de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), que ocorreu em 2020, em comparação com 2019. Para tanto, foram utilizados como base para a pesquisa os dados fornecidos pelo Censo Escolar, disponíveis no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Inicialmente foi abordado o conceito de superdotação, bem como, uma breve contextualização do tema no Brasil, as ferramentas de monitoramento disponíveis e as previstas em lei, a subnotificação e seus efeitos e os direitos destes estudantes. Verificou-se que houve queda nas matrículas em 14 estados, em um não houve alteração no número de estudantes (Acre), e em 11 estados e no Distrito Federal houve aumento. Entre os estados que apresentaram redução, dois se destacam, o Estado da Paraíba com 79,17% e São Paulo com exorbitantes 1.053,29% de queda, sendo estes os prováveis responsáveis pela repentina diminuição do total de estudantes com AH/SD matriculados em 2020. Os resultados encontrados evidenciam a fragilidade dos sistemas de ensino no que tange à identificação e ao atendimento educacional de estudantes com AH/SD, sendo urgente a necessidade de fortalecimento desta área para que não se percam os estudantes com potencial superior, que podem contribuir para a construção de um mundo melhor.

Keywords : altas habilidades/superdotação; subnotificação; Censo Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )