SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72WAYS TO TREAT THE BODY, WAYS TO CREATE THE WORLD: a foucauldian look about cinema in the film I, Pierre RivièreTHE INITIAL TRAINING OF HISTORY TEACHERS FROM A GENDER PERSPECTIVE: a case study in a private HEI in the interior of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FIGUEIREDO, Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos  and  FERREIRA, Nilce Vieira Campos. O ESTADO DO CONHECIMENTO COMO FONTE PARA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SOBRE A HISTÓRIA DO IFMT, BRASIL (1909-2008). Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.79-98.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.67956.

Este artigo investiga o estado do conhecimento em teses e dissertações como um dos caminhos para a pesquisa em história da educação, em específico, sobre a história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), situado na região centro-oeste do Brasil. A pesquisa buscou produções acadêmicas resultantes de teses e dissertações defendidas nos programas nacionais de pósgraduação, stricto sensu, que abordaram a história do IFMT entre os anos de 1909 e 2008. O objetivo foi mapear e analisar pesquisas acadêmicas, recortes temáticos-históricos e abordagens metodológicas empregadas nessas pesquisas. A metodologia adotada aborda estratégias de elaboração de estados do conhecimento utilizadas em pesquisas da história da educação, por meio da aplicação do método Prisma, como um procedimento de busca sistematizado, em repositórios digitais públicos, com a definição de critérios de inclusão e de exclusão. Foram encontradas quatro teses de doutorado e 16 dissertações de mestrado que abordaram a temática pré-definida, cujas fontes evidenciam que a história do IFMT carece de pesquisas e outros estudos que tragam reflexões e análises sobre a educação profissional em Mato Grosso, Brasil.

Keywords : estado do conhecimento; história da educação de Mato Grosso; história do IFMT.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )