SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72MANEIRAS DE TRATAR O CORPO, MODOS DE CRIAR O MUNDO: um olhar foucaultiano sobre o cinema no filme Eu, Pierre RivièreA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: um estudo de caso numa IES privada do interior de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FIGUEIREDO, Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos  e  FERREIRA, Nilce Vieira Campos. O ESTADO DO CONHECIMENTO COMO FONTE PARA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SOBRE A HISTÓRIA DO IFMT, BRASIL (1909-2008). Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.79-98.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.67956.

Este artigo investiga o estado do conhecimento em teses e dissertações como um dos caminhos para a pesquisa em história da educação, em específico, sobre a história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), situado na região centro-oeste do Brasil. A pesquisa buscou produções acadêmicas resultantes de teses e dissertações defendidas nos programas nacionais de pósgraduação, stricto sensu, que abordaram a história do IFMT entre os anos de 1909 e 2008. O objetivo foi mapear e analisar pesquisas acadêmicas, recortes temáticos-históricos e abordagens metodológicas empregadas nessas pesquisas. A metodologia adotada aborda estratégias de elaboração de estados do conhecimento utilizadas em pesquisas da história da educação, por meio da aplicação do método Prisma, como um procedimento de busca sistematizado, em repositórios digitais públicos, com a definição de critérios de inclusão e de exclusão. Foram encontradas quatro teses de doutorado e 16 dissertações de mestrado que abordaram a temática pré-definida, cujas fontes evidenciam que a história do IFMT carece de pesquisas e outros estudos que tragam reflexões e análises sobre a educação profissional em Mato Grosso, Brasil.

Palavras-chave : estado do conhecimento; história da educação de Mato Grosso; história do IFMT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )